segunda-feira, 26 de março de 2012

Pra ter cara de rica - por Elise Machado.

Há um tempo atrás eu recebi um e-mail de uma amiga minha, Juliana Machado, que gostei muito e vou postar aqui p/ vcs darem uma lida tbm:

 
Tava caminhando na praia hoje cedinho com a comadre Déia, e resolvi pedir uma consultoria. Falei pra ela que alguém aqui (acho que foi a Gábi) tinha comentando que achava que tinha cara de pobre (rs). E que queria dicas pra ficar com "cara de rica". A gente riu - todo mundo passa por essas. Bom, pelos menos nós, reles mortais.
Mas é injusto mesmo - tem mulheres que colocam uma Havaianas, calça jeans e camiseta e parecem que chegaram de Saint Tropez! Já outras... mesmo tendo um milhão de dólares, se não fizerem um esforço, ficam com cara de pobrinhas. Sabe como é? Quando você entra numa loja e a vendedora te olha como se você não fosse capaz de comprar nem um pastel? Assim, rs.
Se a mulher tem pinta de rica, ela segura qualquer produção, por mais chinfrim que seja. Já quem não nasceu com essa sorte, tem que dar uma ajuda.
Olha aqui a lista de coisas que a gente reuniu que ajudam ou atrapalham o visual RICA DE SER, rs.


1) O ÓCULOS

Olha, o jeito mais rápido e barato de começar a botar carão de rica é investindo no óculos. PRETO, BÁSICO E GRANDE. Não importa se você gastou uma fortuna num óculos importado espelhado, cheio de logomarca que era seu sonho, assim..
 
 ... porque ele vai parecer de camelô (nem tou falando de gosto, se é bonito ou feio, isso é pessoal) Injusto de novo, eu sei - você comprou original e caro. Mas são poucas as mulheres que conseguem usar uma coisa dessas e ficar com cara de fina. Volta lá na primeira foto. Vic não parece ter saído de capa de revista? O óculos grande, preto e basicão PODE ter sido comprado no camelô - mas não parece. E por ser NEUTRO, não acrescenta MUITA INFORMAÇÃO ao seu rosto. Que aliás nos leva ao segundo item...

2) TOO MUCH INFORMATION!

Chérie, se você não nasceu com cara de Trump ou Rockfeller, e seu visual já é
over por natureza (você tem peitão, bundão, cabelão, narigão, ou algum outro "ÃO"), você não pode pesar a mão na informação visual! Já reparou que quanto mais chimirranha a pessoa, mais adereço ela usa??

É um tal de luzes no cabelo, com argolão, com pulseira, com uma infinidade de bijuteria dourada, com roupa estampada... AFF! Dá não! Mulher com cara de rica é meio "statement" - ela usa uma ou duas coisas de impacto e "apaga" o resto, pra poder valorizar a coisa!

 
(volta na primeira foto de novo que você vai se ligar. Vestido preto básico, óculos preto e BAM! Uma bolsa vermelha)

3) FUJA DA BIJUTERIA ARTESANAL, SALVE SUA
ALMA!! (rs)


Tá bom, gata. Você acha aquele "frufru" de cabelo feito de fuxico a coisinha mais gutiguti do mundo. E é mesmo. Lindinho. Mas se você tem que fazer força pra ter cara de rica, não é pra você! A Nicole Richie pode usar bijuteria e roupa com cara de artesanal, com cara de hippie, que fica Boho-chic.
 
Quem não tem aquela pinta de rica, fica esculhambada. Parece mesmo uma riponga da feira Hippie! Então fuja - nada de colar de fuxico, tricô, tecido, pulseira com mil berloques feitos a mão, arquinho de cabelo de couro trançado... ão chora, vai - por outro lado você pode (e deve!) abusar de peças de biju clean. De preferência escolha UMA e dê destaque a ela.

4) A ROUPA CERTA


A roupa certa não existe, rs. O que existe é o seguinte - "garimpar" uma pecinha bárbara numa loja de departamento da vida é uma arte! Usá-la e fazer parecer que custou
uma baba é uma arte maior ainda! Se você não domina o negócio (e pouca gente domina) e quer turbinar seu visual it girl, vai ter de investir em roupa. Não estou falando de gastar os tubos em qualquer loja cara. Nada disso. Maaaaaas, comprar uma boa calça, com um belo corte, faz toda a diferença. Muito melhor do que gastar ninharias em um monte de calças que vestem mal, é repetir sempre uma calça FABULOSA. Dê uma prioridade pros cortes de alfaiataria. E não custa lembrar:
- calça jeans clara é difícil de usar. Dá um ar desleixado. Prefira uma calça de lavagem bem escura. Serve de "pano de fundo" melhor pras partes de cima e está sempre elegante.
- quase ninguém parece chic de jardineira ou macacão jeans

- short jeans com salto é pecado mortal numa produção "bem nascida"
- salto de acrílico deveria ser punido com pena de morte
- sua barriga pode ser linda e sarada, mas você não fica com cara de celebridade com ela de fora
- "pochete de gordura" (os famososlove handles, muffin top...) não é legal, mas dá pra disfarçar. Não fica bem se estiver marcado na roupa. Rica que é rica apela pra uma roupinha mais folgada nessas partes.
- compre a roupa NO SEU TAMANHO ou um tamanho acima. Virou moda usar roupa 3 números menores, que você nem sabe como entrou na criatura!

5) O CABELO DA SOCIALITE


Assim - TEM QUE investir no cabelo. Não tem jeito. É a moldura do rosto, mesmo se for curto. Se você deixar ele lambidão, sem corte, cheio de pontas, parecendo de crente... nunca vai ficar com cara de jetsetter!


Não tou falando pra você cortar ele CURTO. Não é isso. Mas se você o quer grande, tem que fazer hidratação, aparar e mantê-lo impecável! E também abusar de rabos de cavalo altos e coques. Mas muuuito grande, não tem jeito - não é elegante mesmo. Pode ser bonito, você amar e tals, mas elegante não é. Olha a foto da Katie. Linda de cabelo grande. Mas com cara de largada. Com cabelo com um belo corte... outra mulher!! Chiquérrima!!

Só te digo uma coisa em prol do corte para a elegância: quantas mulheres PODRES de chic você conhece com cabelo na bunda? E quantas funkeiras você conhece de cabelo Chanel?  I rest my case!!


6) UNHA


Eu sei - gosto pra unha é pessoal e intransferível. Umas gostam de esmalte claro, outras gostam de escuro e outras gostam de variar. Umas gostam de unhão e outras roem a unha. Tudo isso eu sei, e não quero arrumar briga, rs.
Maaaaaaaas, NUNCA, NEVER, JAMAIS, que isso vai ser coisa de rica:




Você pode amar, achar um barato, ser o sonho da sua vida ter uma unha assim. Que legal (nos outros, rs). É o sonho de toda manicure. Por isso várias usam... Mas nem sempre o que a gente gosta é o que é chic, né não? Por exemplo, eu sempre gostei deUgg Boots e Crocs, mesmo sabendo que eles são detestados por meio mundo, rs.
Nem ligo. Mas se você quer
pagar de fina, vai ter de rever seus conceitos. Eu li até em algum texto masculino uma passagem dizendo que unha decorada é das coisas mais broxantes do mundo, rs. Isso eu não sei. Só sei que não é chic. Quando a Anna Wintour começar a usar unha postiça gigante com florzinha, a gente conversa de novo sobre ser elegante ou não, ok?
 
E aí, peeps? Ajudou? Lembrou de alguma outra dica pra parecer "rica na hora"?


PS: agradecimentos à fashion comadre Déia, que colaborou na elaboração da listinha ;)


Gostaram?


Bjs

Um comentário:

  1. amei seu blog! difícil é fazer a mulherada entender que unha decorada "jamais".

    ResponderExcluir